0
Saiba como ter mais sucesso em uma negociação sindical

Negociação sindical: como fazer uma negociação bem-sucedida

A negociação sindical é uma excelente ferramenta para poder conduzir acordos com os trabalhadores de grandes empresas e conglomerados. Por meio deles, é possível estabelecer medidas positivas tanto para os funcionários como para a empresa.

Por exemplo, é possível instaurar sistemas de incentivo à produtividade, como a participação nos lucros da companhia, como também estabelecer jornadas de trabalho e regime de folgas e férias, que sejam benéficos aos trabalhadores.

No entanto, é preciso de talento e estratégia para montar uma boa negociação sindical que deixe todos os participantes satisfeitos. Como fazer isso? Veja algumas dicas a seguir!

Não trate o outro lado como inimigo

Um dos erros mais comuns cometidos em uma mesa de negociação sindical é tratar o outro lado como inimigo. Ou seja: o empresário entra na conversa já tratando o sindicato como um adversário e vice-versa.

O problema é que essa postura, por definição, trata a negociação como uma disputa e, portanto, estabelece o conceito de que alguém vencerá e alguém perderá.

Nesses termos, mesmo que inconscientemente, a negociação fica muito difícil. Afinal, se colocado na posição de inimigo, o outro lado agirá como um inimigo e complicará cada ponto da conversa o máximo possível.

Por isso, vale  a pena adotar uma postura mais amistosa na mesa de negociação, de forma a garantir um clima amigável para chegar a um acordo.

Estabeleça uma estratégia de negociação sindical

É importante que o empresário entre na mesa de negociação sindical já com uma estratégia definida. Em teoria, é importante saber o que se quer alcançar, até onde estão dispostos a abrir mão e que tipo de oferta poderão ser feitas.

Dessa forma, as chances de sucesso são maiores, já que não se perde tanto em desvios na negociação.

Busque pontos em comum na negociação

Durante a negociação, é claro que surgirão pontos de vista diferentes, especialmente entre quem defende posições distintas. Por exemplo, o empresário tem como foco principal o bem-estar da empresa, enquanto o sindicato o bem-estar dos trabalhadores.

No entanto, isso não significa que os dois pontos não possam se cruzar. Pelo contrário: o objetivo é justamente encontrar uma intersecção entre as duas perspectivas.

Por isso, entre na negociação buscando pontos de vista em comum com o representante do sindicato, ou seja, encontre pontos de convergência para fortalecer a conversa e criar um clima mais amistoso.

Dessa forma, você desarma o outro lado e encaminha a negociação para um ponto em comum. Afinal, se os dois lados conseguem concordar em algo, não há razão para fazer tal coisa.

Entenda o que o outro lado quer e o que precisa

O segredo para ser bem-sucedido em uma negociação sindical ou qualquer outro tipo de negociação é entender que há uma diferença entre o que o outro lado quer e o que ele precisa.

Em alguns casos, a negociação encaminha esses dois elementos para uma coisa só; em outros, não é assim que as coisas acontecem.

Por essa razão, é importante ter isso em mente e tentar entender o que o representante do sindicato quer alcançar na reunião e o que ele precisa conquistar. Dessa forma, é possível valorizar os itens e traçar uma estratégia para conseguir a aprovação de medidas ou acordos que beneficiem a empresa.

Não deixe as emoções dominarem a negociação sindical

Durante as negociações, especialmente se elas forem tensas, é comum sentir um pouco de emoções como raiva e frustração. No entanto, não é positivo deixar que elas dominem a sua cabeça.

Uma negociação para que seja bem-sucedida precisa ser conduzida com racionalidade e estratégia. Dessa forma, é possível sair da mesa de conversa com o que se pretendia e ainda com uma relação melhor do que a que se tinha antes de sentar para dialogar.

No entanto, se os sentimentos de frustração dominarem um dos interlocutores, fica muito mais difícil de conquistar aquilo que se quer, além de correr o risco de danificar relações de longa data por causa de um momento.

Contrate um especialista em negociação sindical

Para aumentar as chances de sucesso na negociação sindical, vale a pena contratar um advogado especializado no assunto. Afinal, um profissional do tipo conhece todas as técnicas e estratégias para negociar de forma desejável.

Um advogado empresarial entrará na mesa de negociação com uma estratégia montada, sabendo exatamente até onde pode ir e que tipo de objetivo buscar. Além disso, ele é treinado em comunicação para saber expressar bem o que quer e compreender a diferença entre o que o outro lado deseja e precisa.

Por fim, por ser um profissional, o advogado especializado não se envolve emocionalmente com o caso e não comete erros graves nessa situação.

Seguindo essas dicas, você terá tudo para conseguir mais sucesso em sua próxima negociação sindical, estabelecendo uma relação positiva com os trabalhadores e garantindo melhores resultados para sua companhia.

Gostou das dicas? Então curta a nossa página no Facebook e siga nosso Twitter para acompanhar mais conteúdos de qualidade!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *