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Como montar uma startup de sucesso? 4 Atitudes que aumentam suas chances

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Se você vem se perguntando sobre como montar uma startup de sucesso

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Se você vem se perguntando sobre como montar uma startup de sucesso, já deve saber que está entrando em um mercado arriscado, porém promissor: estima-se que, no Brasil, o ecossistema seja composto por 6 mil startups e 62 mil empreendedores.

Também já é sabido, por exemplo, que grandes empresas vêm apostando alto em startups. Para as organizações, esse modelo pode ser um grande negócio.

Porém, com tanta concorrência, como fazer a sua startup decolar e alcançar o tão sonhado sucesso?

Como entender exatamente quais são as “dores” do mercado e desenvolver uma solução rentável a partir desse contexto?

No artigo de hoje falaremos justamente sobre isso. Confira abaixo 4 dicas simples e eficientes sobre como montar uma startup de sucesso!

 

Como montar uma startup de sucesso: 4 atitudes de quem chega lá

 

Vamos às dicas:

 

1 – Critique a sua ideia

 

Quando estamos em fase de planejamento de um novo produto ou negócio, precisamos tomar cuidado para que a empolgação não nos cegue.

É claro que todo entusiasmo é bem-vindo. Por outro lado, nenhum empreendedor consegue pensar com clareza e tomar boas decisões se estiver sendo controlado por suas emoções.

Nesses momentos, grandes líderes já disseram que têm por hábito fazer uma pergunta crucial à sua equipe:

“Vamos imaginar que nós entramos no mercado e, depois de 2 anos, tudo foi por água abaixo. O que deu errado?”

Ao colocar as coisas dessa forma, você estimula que todos percebam de forma clara as falhas e vulnerabilidades do projeto.

Naturalmente, é só ao enxergar esses problemas que conseguimos nos antecipar a eles.

 

2 – Encontre as pessoas certas

 

Com mais de 10 milhões de cópias vendidas, Jim Rohn, consultor e autor de “Good to Great: empresas feitas para vencer”, diz que um dos principais trunfos de uma empresa campeã é colocar as pessoas certas no barco.

Olhando por esse ângulo, podemos dizer que muitas startups acabam fracassando por não ter as competências necessárias dentro do time formado.

Por vezes, apesar de a ideia e o produto serem bons, algumas habilidades empresariais acabam faltando e comprometendo o projeto como um todo.

Você, enquanto líder que se pergunta como montar uma startup de sucesso, precisa estar constantemente olhando para essa questão.

Afinal, quais são as habilidades que preciso no time? Qual o melhor perfil de colaborador para resolver um determinado problema dentro da empresa?

Por mais que pareça difícil trazer pessoas qualificadas para dentro da startup, você pode usar alguns recursos como bonificação por metas, participação na empresa, distribuição de cargos de gerência etc.

 

3 – Mantenha o foco no que mais trará resultados

 

Se a sua startup ainda está nos tempos de vacas magras e sem tantos recursos a serem investidos, a palavra de ordem é FOCO!

Com pouco dinheiro, poucos clientes e poucos colaboradores, é preciso entender quais ações são prioritárias. Startups que tentam abraçar o mundo geralmente acabam naufragando.

Para entender quais ações trarão os maiores benefícios a curto e a longo prazo, faça algumas perguntas como:

  • O que eu faço de melhor hoje?
  • Qual o meu principal problema no momento?
  • Quais ações imediatas me ajudariam a resolver esse problema?

 

Mantenha o foco e trabalhe com consistência.

 

4 – Conte com uma assessoria jurídica

 

Por último, como já dissemos em oportunidades anteriores, você precisa contar com uma assessoria jurídica para que sua startup navegue mais tranquilamente pela legislação brasileira.

Contratação de colaboradores, desenvolvimento de planos de carreira, melhor aproveitamento de licitações, exposição somente aos riscos que forem verdadeiramente necessários: diversos são os momentos em que sua startup tirará proveito absoluto de uma assessoria jurídica como a oferecida por nós, do escritório Dutra Advogados.

Aliás, você sabia que, segundo estudo divulgado pela StartSe, somente 4,5% das startups brasileiras chegam a bater a marca de 100 clientes?

Esse dado certamente reflete também as dificuldades que os CEOs andam encontrando para encarar questões jurídicas sem o devido acompanhamento profissional.

 

Lembre-se: enquanto founder, seu papel é encontrar formas de aumentar o valor da empresa. Deixe as questões jurídicas com a gente.

Quer contar com a nossa ajuda? Então entre em contato conosco e vamos conversar melhor!

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