1
img-assessoria jurídica para startups

Você PRECISA de uma assessoria jurídica para sua startup. Entenda!

Se você está criando um novo negócio, pode até ser que imagine o seguinte: “Bem, uma assessoria jurídica para startups não deve ser prioridade agora”. Vamos falar mais sobre isso

Conquistar mais liberdade, sonhar grande, lucrar e impactar positivamente a sociedade: geralmente estes são os fatores que movem o empreendedor.

Criar uma empresa rentável, eficiente e que seja bem aceita pelo mercado é o sonho de muitos. Por isso, cada vez mais gente deixa seus empregos em companhias tradicionais para dedicarem-se ao próprio negócio.

Infelizmente, nem tudo são flores. Segundo artigo divulgado pela StartSe em 2017, apenas 4,5% das startups alcançam a marca de 100 clientes.

O número é alarmante e diz muito. Podemos arriscar que essa quantidade enorme de quebras é causada, dentre outros motivos, por desconhecimento de questões jurídicas que permeiam o ambiente empresarial.

 

Assessoria jurídica para startups: uma ajuda e tanto!

 

“Mas como uma assessoria jurídica pode me ajudar?”, você deve estar se perguntando agora.

De diversas formas. Na verdade, você, enquanto founder, precisa dedicar tempo integral ao crescimento do negócio. Seu trabalho é descobrir formas de atrair investidores, vender mais, melhorar o seu produto ou serviço etc (e não perder tempo pensando em como pode navegar de forma segura pela legislação brasileira).

Empreender é coisa séria. Para evitar posturas arriscadas (ou até mesmo ilícitas), conte com uma assessoria jurídica para startups. Veja abaixo os principais tópicos onde poderemos ajudá-lo(a):

Direito Trabalhista

 

Mais que contratar funcionários, a missão de uma startup é atrair novos talentos dispostos a abraçarem a visão da empresa. Nesse sentido, uma assessoria jurídica pode auxiliar de duas formas.

Em primeiro lugar, garantindo que, durante a contratação, a empresa não tome decisões que comprometam seu orçamento ou posicionamento do ponto de vista legal.

Por último, um profissional da área jurídica pode perfeitamente auxiliar na criação de planos de carreira ou na implementação de stock options — ações interessantes para empresas que pretendem fidelizar e motivar os seus funcionários.

 

Direito Administrativo

Se o seu negócio pode trazer benefícios diversos ao Estado, como é o caso de fintechs e healthtechs, é importante entender que, por se tratar de áreas extremamente sensíveis e relevantes para o bom funcionamento da sociedade, esses setores trazem consigo diversas restrições e regulações que nem sempre são simples de serem entendidas.

Nesse caso, contar com um assessor jurídico é importante não só para navegar pelos regulamentos com mais tranquilidade, mas também para tirar proveito do mercado de licitações, que movimenta centenas de bilhões de reais por ano.

 

Direito Civil

 

No que tange as relações da sua startup com clientes e fornecedores, contar com a palavra de uma assessoria jurídica para startups continua sendo interessantíssimo.

Se você não tem a ajuda de um profissional da área, quem é que garante que, ao assinar um contrato de fornecimento ou alugar um novo escritório, você não estará expondo o empreendimento a obrigações e riscos desnecessários ou pesados demais?

Direito Tributário

 

Você sabia que, no Brasil, empresas gastam quase 2 mil horas por ano tentando calcular e pagar impostos da maneira correta? Pois é, infelizmente as nossas normas fiscais não são tão simples quanto deveriam.

Para navegar de forma segura e eficiente nessa parte da legislação, vale a pena contar com um profissional treinado para enxergar e propor os enquadramentos fiscais mais eficientes.

Direito Societário

 

A participação de uma assessoria jurídica para startups também vai ajudar o seu negócio, desde cedo, a entender qual o modelo ideal de participação de cada sócio.

Além disso, a maior parte das startups já entra no mercado planejando aportes de capital. Nesse caso, um assessor jurídico pode ser decisivo ao determinar qual a forma mais inteligente de fazer essa captação (fundos de investimento, investidores-anjo, crowdfunding etc).

Agora que você já sabe que precisa de uma assessoria jurídica para startups, que tal marcar uma conversa com a gente?

O escritório Dutra Advogados é especialista em diversos temas, mas, se tem algo que sabemos fazer bem, é assessorar startups rumo ao sucesso no mercado brasileiro e internacional!

Entre em contato por aqui. Esperamos a sua mensagem!

1 Comment

One thought on “Você PRECISA de uma assessoria jurídica para sua startup. Entenda!
  1. Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *